Dicas para Corretor

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Quando trata-se de um profissional autônomo, o corretor de imóveis basicamente ganha quando vende. Por isso, o seu salário está diretamente ligado ao seu desempenho nos negócios. É cada vez mais rara uma empresa que pague um salário fixo, independentemente de seu empregado vender ou não.

Como garantir comissão devida na intermediação

+ Saiba como funciona a comissão de corretagem em caso de desistência da compra de imóvel

Por esse motivo,  é importante que o profissional da corretagem conheça as tabelas de valores de comissões. Alexandre Tirelli, Chanceler da universidade Corporativa dos Corretores de Imóveis (UNISciesp), diz que o corretor é um profissional liberal e que existe uma lei federal que regulamenta a profissão. “O mercado pratica o valor de 6%, mas pode mudar em alguns casos, como imóveis vendidos em plantões, que costumam ser de 4%”, explica.

comissão do corretor
Quem contrata os serviços do corretor de imóveis é quem paga a comissão (Foto: Shutterstock)

Porém, nem sempre a tabela é respeitada. Quando um corretor trabalha em uma imobiliária, existem algumas negociações e o profissional pode acabar perdendo um pouco da comissão. “As vezes por causa de um benefício, como combustível, ajuda de custo ou carro, o corretor acaba cedendo e diminui a sua comissão”, diz Tirelli.

O que fazer com a comissão recebida?

Pagamento de comissão ao corretor pela venda de imóvel na planta é legítima

Quem paga a comissão: o inquilino ou proprietário?

A reposta é simples: paga quem contrata. O papel do corretor é o de satisfazer o desejo de seu cliente com rapidez e segurança, por isso, ele deve ser pago pelo seu trabalho.  Se uma pessoa chega a São Paulo e quer alugar um imóvel com características já definidas, ele vai contratar um corretor que saia a campo para fazer uma pesquisa e que traga opções dentro de suas expectativas. Então, esse inquilino que paga a comissão.

Plantão de vendas

Em lançamentos, normalmente uma grande incorporadora contrata uma imobiliária para disponibilizar seus corretores nos plantões de imóveis. Logo, é essa empresa que deve repassar a comissão aos profissionais, e não o cliente que vai até o local fazer a compra. “O Ministério Público entende que a construtora tem que pagar a comissão. Se ficar comprovado que o cliente fez o pagamento, o código de defesa do consumidor diz que esse valor deve ser devolvido e pago em dobro”, explica Tirelli.

Confira os preços:

01_tabela-01

+ Baixe agora o APP ZAP Pro e gerencie seus anúncios

+ Baixe agora o aplicativo ZAP e encontre seus anúncios 

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Quero ser corretor de imóveis: quanto vou ganhar?

Quando dividir a comissão de um imóvel?

Processos judiciais que discutem a comissão de corretagem no Brasil são suspensos

Veja qual a forma correta de divisão de honorários em caso de parceria entre corretores de imóveis

Saiba qual tipo de imóvel rende uma taxa de corretagem maior