Mercado Imobiliário

O que você precisa fazer para montar uma equipe de corretores que vendem imóveis com frequência

Existe uma grande preparação por trás daquele time que gera resultados. É uma grande soma de esforços que realmente definem o termo “trabalho em equipe”.

Metas requerem planejamento e ação. Não adianta só fazer discursos e esperar retorno, porque uma equipe eficiente exige trabalho individual e em conjunto. É um desafio tornar o objetivo da empresa um grande estímulo e fazer com que esses profissionais acreditem em um sonho em comum.

Para que isso aconteça, é necessário investimento, preparação, treinamento e planejamento. A empresa precisa estar disposta primeiro a se dedicar ao seu time, para depois colher os frutos.

Um time precisa de líder, não de chefe

Chefe é aquele que manda, que impõe, que não aceita opiniões divergentes. Um time vencedor é composto por líderes. A pessoa que exerce essa liderança tem que ser fonte de inspiração para seus corretores.

Um verdadeiro líder inspira autoridade, mas sempre demonstra abertura ao diálogo. Ensina, guia, aponta os erros e mostra como cada um pode fazer melhor. Também é paciente e sabe ouvir. Age sempre com ética, coerência e incorpora os valores da empresa no cotidiano.

O mercado imobiliário é amplamente composto por profissionais autônomos. O desafio do líder é mostrar que vale a pena trabalhar em conjunto. E também não deixar de reconhecer o esforço individual, pois é um forte motivador para manter o time engajado.

Esta pessoa também terá a responsabilidade de enxergar novos possíveis líderes ali no meio. Entender que alguém com perfil de liderança não quer dizer, necessariamente, aquele que mais vende. Mas sim, perceber que aquele perfil se destaca em meio a multidão por demonstrar aptidão em comandar um novo time. E isso pode ser uma oportunidade de crescimento da sua empresa.

equipe-corretores

Objetivos alcançáveis

Estipular metas é uma ótima forma de manter o time de corretores determinado a trazer resultados. No entanto, não é incomum perceber que algumas empresas adotam objetivos fora da realidade. Muitos fazem isso para que não precisem pagar os bônus prometidos. Só que colocar metas inalcançáveis desestimula bastante seu time, o que pode tornar pior os resultados que já possuem. Além de enfraquecer a liderança e o trabalho em equipe. É realmente um “tiro no pé”.

Estes objetivos precisam condizer com a realidade da sua empresa. O time de corretores precisa ver que são propósitos que eles conseguirão alcançar. Além da parabenização, bônus realmente compensadores são muito bem-vindos. Mostre à equipe que realmente vale lutar por aquela meta!

equipe-corretores

Equipe capacitada

Um time eficiente, é, antes de tudo, capaz. São formados por pessoas que possuem a habilidade de fazer ao que foi proposto. E para que sua equipe de corretores possa ir mais longe, é preciso perder a hesitação de colocar a mão no bolso e investir em capacitação.

Capacitar sua equipe é investir em resultados da empresa.  Cabe ao gestor o estudo e escolha de qual melhor(es) curso(s) pode(m) atender à empresa. O importante é que seja eficiente. Além do mais, o corretor vai se sentir muito mais valorizado ao perceber que a empresa que ele trabalha investe nos próprios profissionais.

Outro ponto positivo é que sua equipe estará sempre inovando e acompanhando as nuances do mercado imobiliário, o que faz com que se sintam mais preparados para as adversidades que surgirem.

equipe-corretores

Para um time de sucesso não existe fórmula mágica ou palavras vazias. É preciso que a imobiliária esteja disposta a investir de verdade no seu time. Também é importante que a empresa promova o crescimento de carreira do corretor. A oportunidade de prosperar dentro da imobiliária, ainda mais para um profissional autônomo, é de grande estímulo. Seja para alcançar metas pessoais, seja para alcançar metas da equipe.

E, embora o caminho não seja fácil, sempre valerá a pena apostar naqueles profissionais que trazem retorno e levam o nome da empresa no peito.

Como você investe no seu time de corretores? Tem dicas? Conta para a gente nos comentários.

Este texto tem como base a palestra de Raphael Sampa, Superintendente de Vendas, da LPS Brasil Consultoria de Imóveis S/A, apresentada no Conecta Imobi 2018.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *