Mercado Imobiliário

Maioria dos brasileiros espera queda no preço dos imóveis, revela Raio-X FipeZap

Parcela de pessoas que pretendem comprar um imóvel nos próximos 3 meses se mantém em 48%

A queda do preço dos imóveis nos próximos 12 meses é aguardada por mais da metade dos brasileiros. É o que mostra o Raio- X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis. Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados possuem essa expectativa.

preco-dos-imoveis-fipe-zap
Maioria dos brasileiros aguarda redução do preço dos imóveis (foto: Shutterstock)

A quantidade de pessoas que tem intenção de comprar um imóvel nos próximos 3 meses ficou estável em relação ao último levantamento, permanecendo na casa dos 48%. Desses, 13% preferem imóveis novos, 38% usados e 50% se mostram indiferentes.

A maior parte dos compradores de imóveis dos últimos 12 meses (75%) acredita que os preços dos imóveis estão altos. Já entre quem pretende comprar um imóvel nos próximos 3 meses, a maioria (87%) diz que os preços estão muito altos.

No final do primeiro trimestre desse ano o desconto médio das operações realizadas nos últimos 12 meses estava em 7,5%,ante uma média histórica de 7,0 %.

Maioria compra imóvel para morar

O número de investidores do mercado imobiliário caiu ao longo do primeiro trimestre deste ano, atingindo um total de 37% no acumulado em 12 meses. No último levantamento, divulgado em fevereiro, essa fatia chegava a 40%.

De acordo com o estudo, essa é a menor porcentagem de investidores da série histórica. A queda se deve, principalmente, à redução do número de pessoas que planejam revender o seu imóvel. A maior parte dos compradores pretende utilizar o bem para moradia.

grafico-demanda-maio-1

 

grafico-demanda-maio-2

 

grafico-demanda-maio-3

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *