Mercado Imobiliário

Importância do CRECI e como obtê-lo para atuar como corretor

Você sabe a importância do CRECI para atuar no mercado de imóveis? Listamos algumas pra você. Confira!

Antes de começar a falar sobre a importância do CRECI, precisamos entender o que é este credenciamento.  A profissão de corretor de imóveis é regulamentada há mais de 50 anos aqui no Brasil e uma série de medidas foram definidas ao longo do tempo para dar um norte para a profissão. Dentre as normas, está o credenciamento do CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Alguns benefícios de estar dentro da fiscalização (além de ser obrigatório) são:

Autonomia para realizar transações imobiliárias

 

Realizando os cursos indicados pelo Conselho, o corretor de imóveis acaba por ter realmente uma formação para ingressar como profissional deste mercado. O objetivo dos cursos que fazem parte do processo para tirar a carteirinha do CRECI é para que o futuro corretor estude, principalmente:

 

  • Matemática financeira;
  • Noções de arquitetura;
  • Aspectos jurídicos.

 

Tudo isso poderá fazer com que o corretor tenha mais ciência quando lidar com todas as situações em uma transação de imóveis.

 

Credibilidade com o mercado imobiliário e clientes

 

Apesar de nem todos os compradores de primeira viagem entenderem tudo sobre transação imobiliária, compra, venda, aluguel e outros fechamentos de negócio, a grande maioria busca se informar antes de encontrar um profissional para cuidar desta etapa tão importante que é a mudança para um novo lar ou escritório.

 

Sendo assim, um corretor imobiliário pode perder diversas oportunidades por não ter o CRECI, justamente porque ninguém vai depositar confiança em um profissional que não está regulamentado diante a fiscalização do sindicato.

 

Outro “malefício” de não ter o CRECI é perder também as chances de trabalhar em boas imobiliárias, se a intenção não for atuar como corretor autônomo. É muito difícil – e quase isenta – as chances de uma empresa do ramo contratar profissionais que não apresentem a carteirinha do CRECI.

Profissional mais capacitado

 

Outra vantagem de obter o CRECI o quanto antes são os cursos de aprimoramento que o Conselho oferece aos profissionais do mercado frequentemente. Por meio deles é possível ter ainda mais certificados e demonstrar o seu valor para as imobiliárias ou para a carteira de cliente – sejam interessados nos imóveis ou os proprietários.

 

Como obter o CRECI?

 

1 – Formação: o primeiro passo para tirar o CRECI e não ser considerado como contraventor é investir em um curso técnico na área de transações imobiliárias (duração mínima de 10 a 12 meses). Caso queira se aprofundar ainda mais na profissão, existe a possibilidade de realizar o curso de Ciências Imobiliárias (duração de quatro anos) ou Gestão Imobiliária (duração de dois anos).

 

As instituições com maior credibilidade para os tipos de formação citados acima podem ser indicadas pelo CRECI do seu estado. Para uma carreira de sucesso, escolher uma boa instituição é imprescindível. Para os profissionais que não dispõem de tanto tempo, existe a opção de realizar alguns dos cursos à distância (online). Entretanto, vale lembrar que é preciso ser alguém que não se dispersa rapidamente, já que é preciso prestar bastante atenção no conteúdo abordado.  

 

2 – Estágio: para colocar em prática tudo que foi visto no curso, o estágio é uma etapa essencial. Em algumas instituições de ensino, o estágio é obrigatório para aprovação ou o próprio local direciona o aluno ao estágio. De qualquer maneira, o estágio é sempre benéfico, já que poderá ganhar ainda mais experiência antes de começar, de fato, em uma grande imobiliária.

 

3 – Registro: com o diploma em mãos,  é hora de procurar o CRECI do seu estado de atuação para se registrar. Depois de ter todos os documentos verificados, basta seguir as orientações do próprio órgão, esperar pela aprovação do Conselho e aguardar a chegada da carteirinha. Pronto! Você está apto para exercer a função legalmente.

 

Entendeu agora a importância do CRECI? Portanto, se você gostaria de ser um ótimo corretor e construir uma carreira brilhante, comece fazendo o certo.

 

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais notícias e dicas do mercado de imóveis.

 

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades!

+ FipeZAP Comercial – confira queda no preço de venda e locação

+ Como lidar com diferentes perfis profissionais na imobiliária

+ 5 dicas para manter um time de corretores de imóveis engajado

+ 5 dicas para vender imóveis na planta de forma ágil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *