Dicas para Corretor

Importância da agilidade no atendimento no mercado imobiliário

Entenda como a agilidade no atendimento durante a negociação é de extrema importância para os clientes do mercado de imóveis

Uma das principais reclamações dos clientes diz respeito à insatisfação dos clientes que não recebem nenhum retorno dos corretores ou que precisam demorar dias e dias para obter uma resposta. A agilidade no atendimento no mercado imobiliário é um dos pontos mais admirados por quem está em busca de um novo lar.  

Quem atua com a venda ou aluguel de propriedades já consegue sentir o impacto que a tecnologia está causando nas negociações, como a diminuição do número de vezes que o telefone toca e o aumento dos e-mails, mensagens via WhatsApp ou outros canais eletrônicos.

Por isso, para não perder oportunidades de fechamento, é preciso buscar sempre maneiras de ter agilidade no atendimento. Abaixo, listamos alguns dos problemas enfrentados pelos interessados:

Falta de retono dos corretores e imobiliárias

De acordo com algumas pesquisas, mais de 80% dos profissionais imobiliários desejam receber mais contatos interessados nos imóveis. Em contrapartida, mais de 70% das pessoas que estão em busca de uma propriedade para alugar ou comprar, afirmam não receber resposta de pelo menos um corretor.

Demora para responder os clientes

O recomendado para entrar em contato com um cliente é de até 5 minutos. Os motivos disso é que, ao buscar um imóvel pela internet, os interessados enviam propostas para mais de um corretor.

Como obter agilidade no atendimento?

Não deixe o cliente esperando –

Ter uma equipe com profissionais sempre preparados para atender os clientes é essencial para manter um fluxo “saudável”. Por isso, manter um sistema de rodízio ou outra metodologia que organize a ordem dos corretores na imobiliária pode ser uma ótima maneira de responder, de maneira ágil, os interessados nos imóveis.

Evite mensagens longas

Quem aproveita as ferramentas virtuais para enviar mensagens aos profissionais, deseja algo prático e objetivo. Por isso, não canse o cliente com longos textos de explicação, deixe a parte mais “burocrática” e longa para um bate-papo pessoal. Vale ressaltar que ser objetivo não é responder o cliente de qualquer jeito. Eles devem sentir que estão recebendo um atendimento ágil e personalizado, ao mesmo tempo.

Deixar espaço para ambiguidades ou grandes dúvidas na cabeça do cliente não cabe no vocabulário do mercado imobiliário, já que os profissionais deste setor estão lidando com um dos maiores investimentos da vida de alguém.

Utilize as notificações

Principalmente se utilizar ferramentas que permitem notificações ao receber uma mensagem, como e-mail, skype, WhatsApp, Messeger ou alguma plataforma integrada com o chat do site da imobiliária, é importante manter sempre o alerta ativado. Com isso, sempre que receber algum interessado em seus imóveis, poderá ter a ciência que recebeu um novo contato e poderá fazer um atendimento mais rápido.

Boa conexão

De nada adianta ser um profissional ágil se não possui as ferramentas necessárias para trabalhar com bom desempenho. Por isso, independente do local de trabalho “fixo” que você tiver, é importante ter uma rede de internet de qualidade, para evitar se prejudicar por conta da conexão.

Aqui são apenas algumas das atitudes que é possível tomar pensando em agilidade no atendimento. Vale buscar sempre conhecimento e novas técnicas para otimizar ainda mais as respostas para quem está interessado em um de nossos imóveis.

E você, como faz para ser ágil e não deixar os clientes “na mão” na hora de respondê-los? Conte para nós nos comentários.

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