Mercado Imobiliário

Como evitar que as fake news atrapalhem seu trabalho

Profissionais do segmento de imóveis precisam atuar contra a distribuição das fake news para criar credibilidade com seus clientes e apoiar o mercado em que atuam.

Atualmente, a sociedade vive um fenômeno de produção de notícias falsas e a proliferação em massa desses conteúdos por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem. O foco dessas estratégias são, muitas vezes, relacionadas a questões políticas. Entretanto, diversos mercados estão sendo afetados, entre eles o mercado imobiliário.

Como o segmento de imóveis é uma fatia importante da economia nacional, é bastante visada. Desta forma, devemos tomar cuidado com algumas questões importantes. Veja algumas dicas sobre como evitar que esse fenômeno interfira em seus negócios:

1) Tenha cuidado com informações de fontes duvidosas

Um bom profissional do setor imobiliário cria uma rede de fontes importantes e de credibilidade para se informar, por isso, tome bastante cuidado, busque sempre fontes relacionadas a associações sérias e aos sindicatos de sua confiança. Veículos de imprensa ou blogs são bons para buscar informação, principalmente se regularmente acertam sobre as notícias veiculadas.

Outros profissionais e influenciadores da área devem estar em sua rede, entretanto, lembre-se que eles podem não ser imparciais. Desta forma, veja se eles não estão com uma opinião enviesada.

2) Crie uma relação próxima com seus clientes

Um profissional de confiança é uma fonte importante, por isso, se você se aproximar de seus clientes, eles irão te procurar para confirmar alguma notícia ou buscar uma análise sobre algo importante do mercado.

Se você se tornar uma fonte confiável e que dissemina informações corretas, vai atrair para si mesmo um ambiente promissor, criando um círculo virtuoso de confiança e negócios. Lembre-se sempre: todo negócio se inicia na confiança.

3) Evite relação com assuntos polêmicos

Todos possuem opinião, sobre qualquer assunto, entretanto, em um momento de discussões tão acaloradas nas redes sociais, se manter fora desse circuito pode ser importante para seus negócios. Quanto mais neutro você ficar nesses assuntos, mais fácil será sua relação com fornecedores e clientes.

Tente manter esses assuntos fora de suas conversas e das redes sociais, nem pense em mandar correntes nos aplicativos de mensagem que não tenham a ver com o mercado ou com assuntos profissionais que não interessem seus clientes ou parceiros.

Por fim, lembre-se que divulgar notícias falsas prejudicam sua imagem com parceiros, clientes e fornecedores. Tenha cuidado com informações relacionadas aos bancos e financiamentos, pois eles estão no meio das discussões e, regularmente, sofrem com as fake news.

 

Este texto tem como base a palestra de André  Vinicius, Diretor Executivo da UOL, apresentada no Conecta Imobi 2018.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *