Colunistas

Cuidados quanto aos documentos para comprar imóvel ou vendê-lo

Confira as dicas do especialista em direitos imobiliários Leandro Vilaça Borges

Especialista: Legislação

Os contratos celebrados diariamente no cotidiano dos negócios envolvendo bens imóveis são muito numerosos. Mas quais os cuidados devem ser tomados na compra e venda de imóveis? Como deve agir o corretor para deixar seu cliente bem informado e satisfeito?

documentos-para-comprar-imovel-zappro

Primeiramente, é importante lembrar que as negociações devem sempre ser claras, conter todas as informações relevantes para a realização do negócio e tendo como fundamento a idoneidade moral e financeira dos contratantes.

Portanto, para que não haja desperdício do tempo e dinheiro investidos em uma negociação, o corretor deve se certificar de que toda a documentação referente ao imóvel está em ordem e este está apto para ser objeto da negociação.

Tais documentos trazem as informações e histórico do imóvel e são, em regra, indispensáveis. São os seguintes documentos: certidão de propriedade em nome do vendedor emitida a no máximo trinta dias, certidão negativa de tributos municipais e certidão negativa de débitos condominiais, se for o caso.

Além da documentação elencada acima, é importante verificar se o imóvel foi declarado como de utilidade pública, para que não haja surpresas com uma possível desapropriação futura.

Compete também, através de documentos pessoais e certidões emitidas pelos órgãos públicos, comprovar-se a idoneidade moral e financeira dos interessados, para que o negócio seja um completo sucesso, não havendo dissabores após a celebração do contrato.

Apesar de toda negociação envolver riscos, é recomendável que o corretor siga sempre essas orientações, instruindo seus clientes para que não encontrem surpresas no decorrer da negociação, e nem após finalizadas as tratativas. Dessa forma, agirá sempre com transparência e informação, conquistando o prestígio e a fidelidade de seus clientes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *