Colunistas

Dicas para evitar gafes no ambiente de trabalho da sua corporação

Confira as dicas da especialista Madalena Feliciano

Especialista: Carreira

A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa e/ou órgão público, elas estão rodeadas de outros profissionais, – ou seja, estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional e até na vida pessoal, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. Para isso, sugiro algumas ações:

(Foto: Shutterstock)
Para evitar possíveis gafes é preciso observar com muito cautela o ambiente de trabalho  (Foto: Shutterstock)

O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta, então, quando ela começa a perceber as coisas ao seu redor, é comum que ela pense mais antes de tomar qualquer atitude ou falar coisas que não deve – e isso é muito importante: ninguém gosta de pessoas que falam demais. Pessoas que falam sem precisão ou com muitos ‘achismos’ cometem mais erros e gafes. Na dúvida, não fale nada ou diga que irá buscar mais informações a respeito.

Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da repartição a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa para usar, a melhor postura, se os chefes são mais rígidos, etc.

Além disso, preste atenção na forma de tratamento entre os colegas de trabalho ou clientes: você pode ser amigo deles fora do expediente, porém, dentro do órgão público, você deve chamá-los pelo nome, – e não por algum apelido “carinhoso”. Não misture o pessoal com o profissional, essas situações podem ser constrangedoras. Tenha em mente que seu objetivo na empresa é o trabalho e não a ampliação de sua rede de amigos. Algumas pessoas irão se tornar amigas naturalmente, mas é preciso separar as coisas para não comprometer sua imagem: por isso, nunca trate de assuntos pessoais na empresa.

Outra gafe comum é trocar os nomes das pessoas que trabalham na repartição pública. Para evitar esse mal entendido, procure saber o nome de todos, desde as pessoas que atuam na limpeza, recepção, portaria até os diretores e pessoas de outras áreas. Errar ou não saber o nome de alguém é uma gafe simples, mas que mostra a falta de atenção da pessoa.

Outras atitudes simples que devem ser tomadas para evitar constrangimentos é sempre tratar todas as pessoas sem distinção de cargos, com respeito e educação, bater na porta da sala e pedir licença antes de entrar, evitar atender o celular quando estiver cercado de colegas, não rir muito alto no ambiente de trabalho, não utilizar roupas inadequadas – como decotes, muito justas ou com a barriga de fora, por exemplo, – e evitar demorar muito no horário de almoço e, com isso, deixar um colega esperando para ser substituído num plantão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *