Dicas para Corretor

Como o CRM pode facilitar a vida do corretor de imóveis

Com esta ferramenta é possível oferecer ao cliente algo pré-definido e baseado no que ele está procurando

O CRM é indispensável para uma empresa, independente do seu tamanho e seguimento (Foto: Shutterstock)
O CRM é indispensável para uma empresa, independente do seu tamanho e seguimento (Foto: Shutterstock)

CRM é uma sigla em inglês para a expressão Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma ferramenta que permite e ajuda a empresa de qualquer ramo a se relacionar com o cliente. Para Guilherme Carnicelli, consultor e palestrante do mercado imobiliário, é extremamente importante para o corretor de imóveis, que tem o seu trabalho bastante focado no relacionamento. “Com o CRM começa o trabalho de relacionamento que tem como finalidade a venda”, diz.

“Para chegar à venda, é necessário passar por algumas etapas. Primeiro, é o contato, depois pode ser enviado um e-mail com detalhes sobre o produto. Em seguida, deve-se levar o cliente para conhecer o produto, falar do preço, entre outros detalhes”, diz. No entanto, é importante ter uma ferramenta que auxilie o corretor a conhecer os interesses dos clientes. “Há ainda quem use a tradicional caderneta. Mas com a ferramenta, o corretor conseguirá atingir de forma mais fácil seu objetivo”, acredita.

Segundo Carnicelli, com essa ferramenta, é possível oferecer ao cliente algo pré-definido e baseado no que ele está procurando. “O corretor vai entender quem é o cliente e vai preenchendo as suas informações de perfil. É possível saber data de aniversário para mandar um cartão, hobby, se ele gosta de jardinagem, por exemplo, para dar dicas ou oferecer imóvel com um jardim.

“ Isso torna o corretor mais assertivo nas informações, o que é fundamental, já que o corretor vende informação e não imóveis. O mercado está cada vez mais competitivo e profissionalizado. Assim, não se vende mais imóvel sozinho, é necessário ter ferramentas que contribuam para a concretização do negócio”, afirma.

Carnicelli acredita que, infelizmente, há uma miopia de alguns profissionais de achar que usar o CRM da imobiliária é entregar o ouro ao bandido, já que há uma linha tênue entre essa prestação de serviços. “Mesmo para quem não queira usar a ferramenta da imobiliária, há opções gratuitas na internet e até mesmo uma planilha de Excel pode ajudar. O fato é que a ferramenta é uma filosofia de trabalho”, finaliza.

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