Colunistas

Corretor de imóveis: negócios em tempo real

Segundo uma pesquisa recente, 65% dos corretores de imóveis têm diploma de nível superior

Especialista: Fenaci

O Dia do Corretor de Imóveis, 27 de agosto, rememora a data em que, no ano de 1962, aconteceu o que chamamos orgulhosamente de primeiro reconhecimento da profissão, quando, depois de muita luta, foi promulgada a Lei Federal 4.116. Infelizmente, pouco tempo depois ela foi revogada, tendo sido o reconhecimento da categoria sedimentado somente em 1978, com a Lei 6.530, que estabeleceu a grade curricular para o curso de transações imobiliárias.

(Shutterstock)
Atualmente o profissional se aprimora permanentemente (Shutterstock)

Por essa época já estávamos nos iniciando na carreira de corretor de imóveis e de lá para cá pudemos constatar e participar de uma evolução muito grande da categoria. Se antes quem atuava na área tinha receio até de preencher a ficha do hotel como ‘corretor de imóveis’, hoje, nos diversos cursos ministrados pelas entidades deste segmento, nota-se uma procura intensa por parte de pessoas com ótimo grau de instrução e, inclusive, mais de uma graduação no currículo.

Hoje a profissão é muito respeitada e, segundo uma pesquisa recente, 65% dos corretores de imóveis têm diploma de nível superior. Fora isso é um profissional que se aprimora permanentemente, para acompanhar o seu tempo e não ficar para trás diante de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia da informação.

É uma profissão onde muitas vezes se vence pelo detalhe, que precisamos buscar constantemente por meio do aperfeiçoamento. Cada dia mais é preciso ver o corretor de imóveis como um consultor de bons negócios, como alguém que sabe de tudo um pouco, atuando mesmo como se fora um médico ou um advogado de família, como ocorre em países desenvolvidos.

Parabéns a todos os corretores de imóveis, que, em número de quase 300 mil profissionais País afora, auxiliam os brasileiros na realização de seu maior sonho: a aquisição da casa própria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *