Qualidade de vida

Conheça 4 orientações importantes para evitar que o estresse atrapalhe seu trabalho

Tenha organização e procure atividades relaxantes nos períodos de folga

O corretor de imóveis não pode ser estressado, pelo menos na frente do cliente. Simpatia e bom humor são fundamentais para conquistar uma boa relação e fechar boas vendas. Mas no ambiente competitivo das imobiliárias, na rotina de lidar com os problemas dos outros e na busca de alternativas para contornar a crise é comum sair do sério de vez em quando. Não se preocupe, o ZAP Pro buscou orientações de especialistas para que você não exploda.

Tenha organização e procure atividades e procure atividades relaxantes nos períodos de folga (Foto: Shutterstock)

Organização

Organizar otimiza utilização de tempo, de recursos materiais, pessoais e mentais. Com isso, a pessoa se sente mais tranquila, pois sabe que conseguirá realizar a tarefa que lhe foi designada dentro do que foi acordado. “Gestão de tempo, determinação de prioridades, foco no que é essencial, evitar desperdício em atividades sem relevância. Organizar significa filtrar o que de fato é essencial para nós”, explica o psiquiatra Mario Louzã, membro do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Ajudar a mente

Ter tempo para o lazer é essencial. Cada pessoa deverá procurar as atividades que mais lhe fazem bem. Para alguns, a meditação pode ser relaxante, enquanto outros se sentirão melhores em uma atividade mais intensa, como o boxe. “Fazer caminhada, conversar com amigos, cozinhar, fazer uma atividade física ou um curso por prazer. As pessoas costumam dizer que não têm tempo para fazer aquilo que gostam, mas se aparece mais uma atividade no trabalho elas conseguem encaixá-la na sua rotina. Ter um bom padrão de sono e alimentar-se bem também são cuidados importantes com a saúde e que ajudam a diminuir o estresse”, detalha a psicóloga Luciana Cescon.

+ Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades!

Rotina

O estresse depende, em parte, da forma como a pessoa se envolve com sua rotina. “Saber gerenciar o cotidiano, mantendo um certo distanciamento mental e emocional das fontes de estresse evita que a pessoa seja levada por esse ‘tsunami’”, diz Louzã. Para Luciana, fazer algumas pausas, onde se desvie um pouco o foco do trabalho, é importante. “Sair para tomar um café com um colega ou cliente, utilizar técnicas de relaxamento ou de respiração, procurar fazer o horário de almoço com calma”, acrescenta ela.

Os clientes

Faz parte da rotina do corretor ter que lidar com o estresse do cliente, que está em busca de algo e de algum modo tentando passar para o corretor aquilo que o está estressando. “Estamos vivendo uma crise, o que pode fazer com que o profissional pense que deve ir além de qualquer limite, físico ou emocional, para atender às expectativas dos outros, garantindo sua colocação. Mas desrespeitar seu próprio ritmo por muito tempo pode levar a um processo de adoecimento. É preciso aceitar que algumas situações não vão depender apenas dele”, frisa a psicóloga.

+ Conheça o “retrofit” e saiba suas vantagens

+ Saiba quais são as expectativas para o mercado imobiliário em 2017

+ Veja dicas para vender um imóvel para aposentado

+ Veja como tirar boas fotografias em ambientes com pouca luz

+ 5 dicas para você abordar seu cliente e vender mais

+ Entenda o que é recuperação judicial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *