Mercado Imobiliário

Como lidar com diferentes perfis profissionais na imobiliária?

Você sabe manter um bom relacionamento com os diferentes perfis profissionais da sua equipe imobiliária?

Uma equipe de vendas de qualidade é imprescindível para qualquer tipo de negócio. Com o mercado de imóveis isso não é diferente, por isso, é preciso saber lidar com os diferentes perfis profissionais dentro da imobiliária e principalmente do seu time.

 

A diversidade de características não é algo negativo, visto que o equilíbrio entre as competências e comportamentos auxilia a alcançar clientes de diferentes necessidades e exigências. Por este motivo, uma boa gestão de pessoas e uma liderança impecável é essencial para atingir bons resultados com diferentes corretores de imóveis. Confira dicas para lidar com os diversos  perfis profissionais:

Feedbacks são essenciais

 

Analisar o desempenho de cada um e saber reconhecer os que estão se dedicando mais é fundamental para avaliar a estratégia de vendas da imobiliária. Oferecer as informações de maneira geral e individual também é um modo de mostrar a relevância que cada um apresenta no dia a dia da empresa.

 

Além disso, o feedback possibilita que o líder conheça melhor o seu time, entenda os resultados, as razões e busque soluções melhores (quando necessário) para melhorá-los, identificando o que deve ou não ser explorado.

 

1 on 1

 

Apesar de demandar um tempo a mais, as reuniões nomeadas de one on one são ideais para manter uma equipe alinhada e engajada, visto que seu formato é construído com periodicidade entre um gestor e seu liderado.

 

A frequência para este tipo de “bate-papo” deve ser constante. O 1:1 pode ser feito quinzenalmente entre um gestor e cada um dos seus liderados. Vale lembrar que não são tratados os mesmos temas em todas as reuniões, já que a gestão e priorização dos temas é algo bastante particular.

 

Como estruturar uma reunião 1:1?

 

Uma sugestão é separar a reunião em duas partes:

 

Falando do funcionário (ao menos 80% da duração da reunião):

 

Algumas perguntas possíveis são:

 

  • Você está feliz com a sua situação atual na imobiliária?
  • O que passa pela sua cabeça quando lhe perguntam sobre sua satisfação com o trabalho?
  • Como está sua vida pessoal?
  • Como você acha que posso melhorar como gestor?
  • Quais obstáculos posso remover para que você renda mais?

 

Falando da empresa (máximo de 20% da duração da reunião):

 

Algumas perguntas possíveis são:

 

  • Na sua visão, como podemos melhorar como imobiliária?
  • Qual o maior problema da nossa  imobiliária? Por quê?
  • Dos seus colegas, existe um que você admira?
  • Existe alguma oportunidade que, na sua visão, estamos deixando passar?

 

Incentive o desenvolvimento profissional

 

Contar com uma equipe equilibrada, de diferentes perfis profissionais e habilidades distintas pode favorecer bastante os negócios de uma imobiliária. Enquanto um é de personalidade carismática e tem talento para negociações, outro pode ser  mais reservado e ter outros conhecimentos relevantes.

 

Isso acaba fazendo com que um “sane” as necessidades do time de acordo com as necessidades do negócio. Para desenvolver ainda mais a personalidade de cada um, é preciso que a gestão fique atenta para incentivar cada um de seus colaboradores.

 

Dedique tempo às pessoas da equipe

 

Mesmo que o dia a dia em uma imobiliária seja uma “loucura”, ter o lado humano pode ser um dos segredos para fazer as coisas caminharem da maneira correta e ter colaboradores que queiram fazer acontecer!

 

Uma boa gestão de equipe de vendas exige um esforço de tempo para atender as necessidades coletivas e individuais de cada um. Vale lembrar que cada um tem um perfil diferente e por isso não é cabível tratar todos do mesmo jeito e generalizar.

 

Vale conhecer as competências de cada um, as principais habilidades e dificuldades. Isso permite montar uma estrutura mais qualificada, respeitando as aptidões de cada um.

 

Apesar da dificuldade que é lidar com os diferentes tipos de perfis profissionais e de conseguir “virar a chave” de cada funcionário, é imprescindível buscar conhecer cada um dos colaboradores da sua equipe.

 

E você, como faz para lidar com os seus corretores imobiliários? Conte para nós nos comentários.

 

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