Mercado Imobiliário

Veja os bairros de São Paulo onde o preço dos imóveis mais caiu ou aumentou

Periferia concentra mais mudanças nos valores; alta no valor de venda supera os 30% em bairro da zona sul

Os preços dos imóveis de São Paulo estão caindo. Na capital, o valor médio de aluguel retraiu 1,8% em relação a 2015. Os valores de venda também diminuíram cerca de 1,3% em toda a cidade. No entanto, alguns bairros em especial apresentaram mudanças bem mais abruptas nos valores pedidos. É o caso da Bela Vista, que registrou alta de 14% no preço do aluguel. O cenário é parecido na Vila Mariana, que também teve alta de 5% no valor médio das locações. Os dados são do Índice FipeZAP. Entre os bairros que ficaram mais baratos, a requintada Vila Nova Conceição teve retração de 8,7%. O Campo Belo, também na zona sul, teve os valores médios reduzidos em até 6,3%. “O cenário é bom para quem tem dinheiro na mão e quer investir em um apartamento com a intenção de vendê-lo a longo prazo”, opina o consultor financeiro Mauro Calil.

+ Veja o que você precisa saber para vender um imóvel

+ Confira 25 dicas sobre a carreira de corretor de imóveis

Já para compra de imóveis, as maiores mudanças ocorreram em bairros mais distantes do centro. Segundo o corretor Felipe Andrada, isso pode ocorrer por vários fatores. “Se um bairro na periferia tem imóveis grandes, como casas e coberturas, pode atrair quem quer sossego e liga menos para a localização”, explica Andrada. Já a desvalorização pode acontecer por causa da violência urbana ou oferta em excesso de imóveis na região.

(Foto: Shutterstock)
Os preços dos imóveis em São Paulo estão caindo (Foto: Shutterstock)

A região que mais valorizou no último ano foi o Jardim Matarazzo, na zona leste da capital. Os imóveis no bairro ficaram, em média, 31% mais caros. Já a Vila Diva, próxima ao bairro do Limão, na zona norte, subiu cerca de 20%. A Vila Rio Branco, na zona leste, valorizou 16%, enquanto os Jardins Penha (zona leste) e Brasil (zona norte), também tiveram altas acima dos 10% no último ano.

Quem mora na Vila Paulista, nos arredores do Aeroporto de Congonhas, viu o valor de suas casas diminuir cerca de 19%, enquanto os imóveis do bairro de Raposo Tavares perderam 17%. A Vila Libanesa, na zona leste, também foi um dos bairros cujos imóveis mais desvalorizaram: perderam 14,3% do valor médio. Vila Ester e Jardim Catanduva, nas zonas norte e sul, respectivamente, fecham o ranking dos cinco mais desvalorizados em São Paulo. Veja a lista completa com todos os bairros:

aluguelsubiu

aluguelcaiu

vendacaiu

vendasubiu

+ Conheça a história do corretor de imóveis

+ Veja o que você precisa saber para vender um imóvel

+ Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades!

+ Assista todos os vídeos

+ Conheça o guia completo para se tornar o melhor corretor de imóveis