Dicas para Corretor

Siga 4 passos para administrar uma imobiliária com sucesso

Conheça pontos importantes para que sua empresa de destaque no competitivo mercado imobiliário

Ter sucesso na administração de uma imobiliária significa, claro, fazer bons negócios e gerar lucro. Porém, para chegar lá, não basta sair correndo atrás de clientes. O bom gestor deve trabalhar toda a sua base, começando pelo treinamento dos funcionários, passando pela criação de um ambiente saudável e estipulando metas.

(Foto: Shutterstock)
A competição é saudável para a empresa (Foto: Shutterstock)

Veja abaixo quatro passos que ajudam a alavancar a empresa.

Relação com colaboradores

A melhor relação do proprietário ou gerente da imobiliária com os corretores de imóveis é a de transparência, fornecendo todo o suporte para que as vendas ocorram conforme o esperado, explica Fábio Sartori, especialista em Recursos Humanos e trainer da Escola do Comportamento (método de recrutamento e seleção). “Os colaboradores devem sentir segurança, que o proprietário está junto com eles em todo o processo”.

Executivo comercial com carreira de mais de 14 anos, atuando em posições de liderança nas áreas de Vendas e Marketing, Alexandre Frickmann ressalta que é preciso fornecer treinamento próprio e adequado para as necessidades de cada profissional. “Além de ferramentas necessárias para que possam realizar seus atendimentos da melhor forma possível e transformá-los em vendas”.

Especialista em Gestão Empresarial, Kleber Rodrigues lembra que o ambiente de vendas costuma ser desgastante, principalmente em momentos de crise. “Manter um diálogo positivo e frequente com os corretores, saber acolhê-los nas dificuldades, bem como corrigir os problemas é fundamental. O que não pode é o líder se abater ou se conformar com comportamentos medianos”.

Competição saudável

“A competição é saudável para a empresa, porém, é importante determinar a regra do jogo, para que não ocorra falta de ética. Porque aí existe a grande chance do projeto fracassar”, detalha Sartori.

Rodrigues acredita que a competitividade ajuda a extrair mais de cada funcionário, mas é necessário trabalhar o lado emocional. “Se as pessoas se divertem com isso, apesar dos desafios, os resultados virão naturalmente. O perigo é quando a emoção é negativa: inveja, raiva, sentimento de injustiça. O gestor que sabe reconhecer o esforço dos derrotados, auxilia a criar competições saudáveis”.

Estipular metas

Frickmann acredita que metas são essenciais, pois traçam um norte, um horizonte onde todos devem mirar. “Sem isso, muitas pessoas não sabem onde precisam chegar. O cuidado é em estabelecer metas factíveis de serem atingidas, caso contrário, os profissionais ficarão desmotivados e frustrados”.

Sartori concorda que a meta fornece um cenário onde o corretor precisa chegar, para que seja rentável para a empresa e também para ele. “É fundamental acompanhar a evolução dessas metas e fornecer o suporte necessário, pois no meio do caminho o planejamento pode mudar. Dentro desse contexto, a medição desta meta torna-se importante”.

Empresa de sucesso

Para Kleber Rodrigues, empresa empresa de sucesso é aquela que agrada a todos os envolvidos no negócio. “Ela deve gerar satisfação ao dono ou investidor, com resultados financeiros, e aos clientes e colaboradores, o que garante que os resultados se perpetuem”.

Alexandre Frickmann frisa que o sucesso tem que ser em todas as escalas. “Tanto a empresa precisa estar bem financeiramente, como seus corretores devem estar motivados e serem bem-sucedidos. Administrar uma empresa que está no rumo correto é mais fácil do que virar o jogo de uma que está ladeira abaixo”.

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