Dicas para Corretor

Conheça atitudes para motivar sua equipe imobiliária

Para especialistas em vendas, o grupo é reflexo do modo como se comporta o gerente

Crise é uma palavra que já desmotiva por si só. Mas não pode ser usada para acomodação, principalmente de quem tem o papel de liderar uma equipe de corretores de imóveis. O especialista em vendas e palestrante Thiago Concer cita sete atitudes que o gerente de tomar para motivar os profissionais: reconhecer méritos, dar indicadores claros para a equipe, definir o que é negociável, seguir valores da empresa, pagar de forma justa e em dia, assumir problemas e estar sempre presente.

Para Concer, que é formado em Relações Públicas, tem ampla experiência como vendedor e gerente comercial e de marketing, a equipe é sempre a cara do gerente, o reflexo do gestor. Por isso, ele deve ser coerente com o que fala.

grupos de corretores
Para especialistas em vendas, o grupo é reflexo do modo como se comporta o gerente (Foto: Shutterstock)

“Os liderados não esperam que o gerente seja bonzinho a todo momento, mas que seja justo. Não necessariamente precisa estar sorrindo e dando tapinhas nas costas a todo momento. Motivação é uma palavra muito perigosa, porque muita gente coloca nela a desculpa por um mau resultado”.

Para o executivo Rafael Thomé, vice-presidente da BAP, empresa especializada em serviços para condomínios, o gerente deve se colocar como um servidor da equipe e não superior a ela. Só assim os corretores vão enxergá-lo como necessário e importante.

“É preciso um esforço constante de liderança. No momento em que os membros da equipe passam a perceber a diferença que um bom gerente faz para seus objetivos próprios e da empresa, cria-se um ciclo virtuoso, onde a equipe trabalha para o gerente e ele para a equipe”.

Concer lembra que reconhecer qualidades é fator determinante para a motivação. É necessário avaliar o corretor, colocar os pontos a melhorar, mas indispensável reconhecer o que está sendo feito de bom. “O imperador francês Napoleão Bonaparte já dizia: as pessoas morrem por condecorações. Ninguém é tão bom que não possa ser melhorado ou tão ruim que não tenha nada para ser aplaudido”.

Thomé concorda, todo ser humano precisa se sentir reconhecido. “Faz parte da nossa natureza. Nem só ressaltar as qualidades pode ser motivador. Um feedback construtivo bem feito, também é importante para que o profissional saiba que o gestor se preocupa com sua evolução”.

Conhecer a equipe

De acordo com Claudio Diogo, também especialista em vendas, a principal característica de um gerente é conhecer bem a equipe. “Saber quais são os objetivos dos caras e o que fazer para buscá-los. O líder se importa com a pessoas, quem não faz isso é chefe – uma figura fora do mercado. Como você vai motivar pessoas se não as conhece?” , diz ele, que já fez 800 seminários por todo o Brasil, Europa, África e América Latina para aproximadamente meio milhão profissionais.

“É necessário ser um líder de pessoas, não só de corretores. Não pode ser simplesmente um cara que, de forma irresponsável, joga as metas na mesa ou num quadro e diz ‘pessoal confio em vocês’. Ele deve ser agregador”, finaliza.

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